O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que Goiás teve uma queda de 57,6% nos latrocínios e de 52,3% no roubo de cargas em 2023, comparado a 2022. Nenhuma cidade do estado figura entre as 10 mais violentas do Brasil. “A polícia goiana tem cumprido sua função e a população reconhece”, comemorou o governador Ronaldo Caiado.
Os homicídios dolosos diminuíram 11,5% no número de vítimas e 10,8% nas ocorrências. Lesões corporais seguidas de morte caíram 3,7% em relação ao ano anterior.
No que tange aos crimes contra o patrimônio, o roubo de cargas apresentou a maior queda: 52,3%. Roubo a residência caiu 34,5%, e roubo de veículo, 32,7%. Roubos a transeuntes reduziram 32,3%, furtos de veículos 21,4% e tráfico de drogas 9,0%. Estabelecimentos comerciais registraram uma queda de quase 27% nos roubos.
Renato Brum, secretário de Segurança Pública, atribuiu esses resultados ao esforço das forças de segurança e ao investimento do Governo Estadual. Ele destacou a importância da colaboração entre as diferentes esferas de segurança para combater a criminalidade.