GoiásDestaqueGoiâniaManchetesNotícias

AGR aprova expansão de cinco novas rotas de transporte intermunicipal de passageiros

Avalie post

Na última quarta-feira (03/04), o Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) deu o sinal verde para a operação de cinco novas linhas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, como parte de seus esforços contínuos para aprimorar a conectividade regional.

Essa decisão, que abrange áreas nas regiões Norte, Leste, Oeste e do Entorno do Distrito Federal, representa um avanço significativo para a oferta de serviços de transporte na região. Agora, o total de linhas aprovadas pelo Conselho, desde os editais de Chamamento Público lançados em 2023, alcança 44, sendo que 26 delas já estão em operação.

Wagner Oliveira Gomes, presidente do Conselho Regulador, ressaltou que essas novas autorizações, fundamentadas nos princípios de livre concorrência e liberdade tarifária, têm o objetivo de elevar a qualidade dos serviços oferecidos e de combater o transporte irregular de passageiros. Durante a deliberação, enfatizou-se a importância de que os processos para a implementação de novas linhas sejam acompanhados de estudos de viabilidade econômica.

Entre as linhas aprovadas, destacam-se aquelas concedidas à empresa Rápido Federal Viação Ltda., por meio dos editais de Chamamento Público 01 e 04/2023, sob relatoria do conselheiro Ricardo Baiocchi. Estas incluem rotas como Goiânia a Cristalina (com paradas em Vianópolis e Novo Gama) e Goiânia a Posse (com trajeto por Vianópolis e Formosa). Além disso, a empresa Jotamar Comércio de Peças e Transportes Rodoviários Ltda. obteve aprovação para operar a rota entre Goiânia e Iporá, conforme consta no edital 01/2023.

Outro destaque foi a aprovação, relatada pela conselheira Natália Maria Briceño Spadoni, da solicitação da Expresso Diamante Log Ltda., para atender a linha de Goiânia a Caldas Novas, com paradas em Bela Vista e Pires do Rio, via GO-309, conforme especificado no edital de Chamamento Público nº 03/2023 da AGR.

Além das aprovações, a sessão contemplou a análise de processos relacionados a infrações por transporte irregular de passageiros, incluindo serviços realizados por municípios sem a devida autorização da AGR, reforçando o compromisso do órgão com a fiscalização e a regularização do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo