Alunos e professores do Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé, na cidade de Goiás, participam ativamente do projeto ‘Abril Laranja nas Escolas’, uma iniciativa da Seduc Goiás em parceria com o Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás.
Inspirada por essa causa, a escola está realizando uma série de atividades voltadas para a prevenção da crueldade contra os animais. O professor Sanderson Mendanha Peixoto, coordenador do projeto, explica que além de abordar questões como produção textual, leitura e interpretação de textos, o projeto visa também promover a conscientização sobre o abandono de animais na cidade de Goiás, especialmente cães e gatos em situação de rua.
“Há uma falta de conscientização significativa em nossa comunidade sobre os animais abandonados”, destaca o professor.
O projeto busca sensibilizar os alunos para essa questão e incentivar o diálogo com a sociedade local sobre formas de combater a violência contra os animais.
O professor Sanderson relata que a ideia de implementar o projeto surgiu quando ele viu a divulgação nas redes sociais. “Ao me deparar com a campanha no perfil da Seduc Goiás, percebi uma ótima oportunidade de incluí-la em nosso calendário escolar”.
O projeto envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental, com possibilidade de participação de outras turmas. Dentre as atividades realizadas estão exposições fotográficas, elaboração de cartazes, produção de textos e visitas a bibliotecas.
O professor, que é apaixonado por animais, também propôs à direção da escola a realização de uma feira de adoção de cães e gatos, bem como um evento para reunir os pets e seus tutores.
“Além disso, estamos organizando debates e palestras com autoridades e representantes de organizações não governamentais que lutam pelos direitos dos animais na cidade”, acrescenta o professor.
Ao final do projeto, será realizado um concurso de redação e elaborado um portfólio das atividades realizadas.
No Lyceu de Goyaz, a arrecadação de tampas plásticas para a castração de animais em situação de abandono, proposta pelo ‘Abril Laranja nas Escolas’ e que visa à sustentabilidade, está sendo coordenada pela União Protetora de Animais de Goiás (Upagoya).