Na última sexta-feira (03/05), o Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Gabinete de Políticas Sociais, promoveu o primeiro evento de encerramento do programa Agro é Social na região do Vale do Paranã, realizado em Alvorada do Norte.
Durante o evento, mais de R$ 2,2 milhões em cartões do Crédito Social foram distribuídos para 450 beneficiários de dez municípios da região. A cerimônia, apoiada pelo deputado estadual Alessandro Moreira e pela Prefeitura Municipal, aconteceu na Feira Coberta do município. Além dos cartões, os participantes dos cursos oferecidos pela Emater entre os dias 11 e 27 de março receberam certificados.
O presidente da Emater, Rafael Gouveia, destacou que o programa Agro é Social está transformando a vida de milhares de famílias em todo o estado. “Quem recebeu o cartão do Crédito Social hoje pode ir às lojas cadastradas em seus municípios amanhã e adquirir o necessário para iniciar seu próprio negócio. Isso beneficia não só os alunos, mas também suas famílias, o comércio local e os municípios”, ressaltou.
O deputado estadual Alessandro Moreira também enfatizou o incentivo ao empreendedorismo proporcionado pelo programa. “A equipe da Emater trabalhou incansavelmente para trazer cursos importantes para qualificar os produtores aqui no Nordeste goiano. Além disso, o governo de Goiás está beneficiando os alunos com R$ 5 mil para estimular o empreendedorismo e a autonomia financeira”, afirmou.
Uma das beneficiárias, Flávia Rodrigues Vieira, de Nova Roma, participou do curso de produtos de limpeza e recebeu o cartão do Crédito Social. Ela expressou sua gratidão pela oportunidade. “Eu e minha mãe vamos abrir um negócio. Ela já estava envolvida nisso, e agora, com o crédito, poderemos comprar o que precisamos e retomar a produção para vender em toda a região”, comemorou.
Além da entrega de certificados e cartões, a Emater, em parceria com diversos órgãos, ofereceu uma variedade de serviços gratuitos, como emissão de RG, renovação de CNH, atendimentos do Vapt Vupt, vacinação, Balcão de Empregos, Feira do Produtor, espaço infantil, entre outros.
A quinta edição do programa Agro é Social capacitou pessoas em 19 municípios, incluindo Alvorada do Norte. Os certificados e cartões do Crédito Social foram entregues para alunos de municípios como Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, Simolândia e Sítio d’Abadia. Ao todo, cerca de 1.200 pessoas foram capacitadas em 20 municípios da região do Vale do Paranã.
Foram oferecidos um total de 53 cursos, abrangendo diversas áreas como Avicultura, Produção de Geleia, Processamento de Leite, Horticultura, Apicultura, Bovinocultura, Panificação, Doces Artesanais, Produção de Salgados, Fabricação de Produtos de Limpeza, Conserva de Vegetais, entre outros.