Na quinta-feira (11/04), cerca de mil muladeiros reuniram-se para o desfile inaugural do 1º Encontro de Comitivas em Goiás. O governador Ronaldo Caiado, um defensor da tradição tropeira, liderou a comitiva que percorreu nove quilômetros pelas avenidas dos setores Nova Vila, Norte-Ferroviário, Central e Sul.
Para Caiado, o evento ressoa profundamente com a história e cultura de Goiás. “Tem muito a ver com a nossa história. É algo que fala muito da nossa cultura”, enfatizou o governador, destacando a importância histórica da montaria para o estado. “Não podemos nos esquecer como é que as pessoas chegaram a essa região, que é a que mais se desenvolve hoje, sustentando o crescimento do Brasil”, acrescentou, sublinhando a tradição como parte integrante da identidade goiana.
O desfile, parte do 1º Encontro de Comitivas organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABC Muares), ocorreu no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, na Nova Vila. O evento, que vai até domingo (14/04), espera receber 30 mil pessoas, incluindo criadores, visitantes e representantes de 60 comitivas, não apenas do Brasil, mas também de países como México, Estados Unidos e Colômbia.
“Temos certeza que é o primeiro evento de muitos que teremos e que serão tradicionais aqui na nossa capital”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela. Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, também marcou presença na concentração do desfile e na recepção à comitiva na chegada.
O diretor da ABC Muares, Maurício Faria, ressaltou a importância de preservar a tradição tropeira. “As pessoas desbravavam no lombo do burro e não podemos deixar morrer essa tradição que está bem arraigada, bem junto de nós. Nós, muladeiros, mostramos isso”, destacou.
A agenda do Encontro de Comitivas inclui o 1º Concurso Muladeira 2024, voltado para mulheres que criam, montam e cuidam de muares em suas propriedades. Além disso, haverá provas de montaria, laço e de animais, bem como um concurso gastronômico de Queima do Alho. No sábado (13/04), está previsto um show com o violeiro Almir Sater.