O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar desperdício de vacinas que estão próximas do vencimento. As doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, e não apenas de 10 a 14 anos.
Em uma nota técnica, a pasta recomenda que estados com municípios ainda não contemplados recebam doses próximas do vencimento. Nos estados onde todos os municípios foram contemplados, a faixa etária será ampliada para 6 a 16 anos.
Se essas medidas não forem suficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a vacinação poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, conforme a bula do imunizante Qdenga, segundo a decisão dos gestores municipais.
Para garantir a aplicação da segunda dose, que deve ser administrada após 90 dias, estados e municípios devem formalizar a estratégia escolhida pelos e-mails dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.
“O Ministério da Saúde esclarece que esta é uma medida temporária e excepcional, válida apenas para vacinas com validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.