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Transformação Econômica e Agrícola em Rio Verde: O Impacto Revolucionário do Terminal Ferroviário

A Infraestrutura e a Vanguarda: Como o Terminal Ferroviário Está Moldando o Futuro de Rio Verde

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No coração de Rio Verde, Goiás, uma estratégia vital está remodelando a paisagem econômica e agrícola local. O terminal ferroviário, um componente crucial do amplo complexo da Ferrovia Norte-Sul, emergiu como um pilar essencial para o crescimento sustentável da região. Com um volume anual de mercadorias movimentadas avaliado em R$ 40 bilhões, esta infraestrutura não apenas consolida a posição de Rio Verde como um centro agrícola de destaque nacional, mas também resulta em uma significativa redução nos custos logísticos para os produtores.

Durante a 21ª edição da Tecnoshow COMIGO, um evento de destaque no cenário agropecuário local, o prefeito Paulo do Vale enfatizou a importância vital do agronegócio, que contribui com 25% do PIB municipal. Esse setor é o motor que impulsiona serviços, comércio, indústrias e turismo. Com uma produção anual de 1,6 milhão de toneladas de soja e 2,5 milhões de toneladas de milho, além da produção diária de 450 mil litros de leite, 420 mil aves e 6,5 mil suínos, Rio Verde é reconhecido como o segundo maior produtor de grãos e o principal produtor de proteínas do Brasil.

A instalação do terminal ferroviário representou um marco decisivo no desenvolvimento regional. Desde sua inauguração em 2021, o terminal facilitou o transporte de 30 milhões de toneladas de farelo e estabeleceu um terminal de fertilizantes com capacidade para mais de 1,5 milhão de toneladas. A próxima etapa de expansão incluirá um terminal para transporte de líquidos, o que promete revitalizar o setor de combustíveis na área.

“Os impactos positivos do terminal ferroviário na economia local são imensuráveis. Em apenas três anos e meio, mais de 15 mil empregos foram gerados, um reflexo direto dessa infraestrutura. A redução nos custos de frete, em especial, beneficia diretamente os produtores rurais, pois o transporte ferroviário é consideravelmente mais econômico para distâncias superiores a 600 km, se comparado ao transporte rodoviário”, explicou Paulo do Vale.

Além de impulsionar o agronegócio, o terminal ferroviário também contribui de forma significativa para a diversificação econômica e social de Rio Verde. A Tecnoshow COMIGO, organizada pela cooperativa local, ilustra esse dinamismo. A feira anual não só atrai investimentos e visitantes internacionais, mas também estimula o interesse nas carreiras agrícolas entre as novas gerações, garantindo a continuidade e a inovação no setor.

A combinação de infraestrutura avançada, eventos de grande porte e uma gestão municipal voltada para o desenvolvimento sustentável coloca Rio Verde no cenário como um modelo de prosperidade e inovação no agronegócio brasileiro, com impactos que ultrapassam suas fronteiras.

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